top of page

PROJETO DE PESQUISA

ETO.png

 

O projeto de pesquisa (anteprojeto de mestrado ou doutorado) que precisa ser entregue pelos candidatos ao mestrado ou doutorado do PROPSAM deve conter as seguintes seguintes seções:

 

  • TÍTULO

  • RESUMO

  • INTRODUÇÃO                                                                            

  • JUSTIFICATIVA                                                      

  • OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS                                

  • HIPÓTESE(S)                                                                                                               

  • METODOLOGIA                                                                           

  • RESULTADOS ESPERADOS                                 

  • CRONOGRAMA                                                                           

  • REFERÊNCIAS

Título

 

O título deve ser composto de palavras-chave substantivas, que podem incluir as características e localização geográfica da pesquisa, a população da amostra, dentre outros. O título pode, às vezes, ser interrogativo. Por exemplo, o título deste protocolo de estudo —Ensaio clínico randomizado controlado por cluster para avaliar a eficácia da terapia dialética comparada ao placebo em adolescentes que se autolesionam no estado do Rio de Janeiro. transmite o desenho do estudo, ou seja,o ensaio clínico randomizado por cluster, o propósito da pesquisa e também a população do estudo e o local da pesquisa. 

Resumo

 

Este é um breve texto com a descrição do seu projeto de pesquisa.

 

Introdução (O que vai ser pesquisado?)

Explicar brevemente o assunto que deseja desenvolver. Elaborar uma apresentação rápida do assunto que será abordado na pesquisa. Apresentar genericamente o tema, anunciar a ideia básica do que se deseja pesquisar, situar o tema dentro do contexto geral do seu campo de atuação profissional, descrever as motivações que levaram à escolha do tema e indicar o objeto de análise.

 

JUSTIFICATIVA

(Qual a importância de se pesquisar esse tema?). Apresentar, de forma clara e objetiva, as razões de ordem teórica ou prática que justificam a realização da pesquisa. Mostrar a relevância do problema a ser investigado e as contribuições que a pesquisa pode trazer, no sentido de proporcionar respostas aos problemas propostos ou a possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade retratada pelo tema. Indicar a importância da pesquisa sobre a temática escolhida para a instituição de trabalho do candidato.

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

(O que se quer identificar na pesquisa?). Descrever o objetivo principal da pesquisa que irá desenvolver. Expressar em uma sentença curta e de fácil entendimento o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação.

 

Objetivos Específicos:

(Quais as finalidades peculiares que permitirão atingir o objetivo geral?). Definir as etapas do trabalho que serão realizadas para que se alcance o objetivo geral. Podem ser: exploratórias (conhecer, identificar, descobrir), descritivas (descrever, traçar, determinar) ou explicativas (analisar, avaliar, explicar). Utilizar verbos no infinitivo para iniciar os objetivos.

 

HIPÓTESE(S)

(Qual a resposta provisória ao problema a ser pesquisado?). Apresentar uma ou mais hipóteses. Possíveis respostas às questões registradas como problema de pesquisa. Respostas essas que serão confirmadas ou refutadas na execução da pesquisa.

 

METODOLOGIA

(Como a pesquisa será realizada?). Mostrar como será desenvolvida a pesquisa para atingir os objetivos propostos. Deve descrever sucintamente o tipo de pesquisa a ser abordada (bibliográfica, documental, exploratória, de campo, estudo de caso, etc.). Delimitar o tempo e o espaço que serão empregados na pesquisa, bem como a fonte dos dados que serão coletados e os instrumentos escolhidos para a coleta (entrevistas, formulários, questionários, legislação, banco de dados, etc.) e como serão feitas as análises estatísticas.

 

RESUTADOS ESPERADOS

(O que você espera encontrar com essa pesquisa?). Descrever os resultados esperados de acordo com as suas hipóteses.

 

CRONOGRAMA

(Quando e quais atividades serão realizadas ao longo curso?). Apresentar o planejamento temporal das atividades a serem realizadas durante o período de duração do curso (no máximo 2 anos para o mestrado e 4 anos para o doutorado). O cronograma identifica a previsão do tempo necessário para passar de uma fase a outra. Algumas ações podem ser executadas simultaneamente enquanto outras dependem da realização da etapa anterior.

 

REFERÊNCIAS

(Quais os autores e obras utilizadas?). Apontar todo o material consultado na elaboração do pré-projeto (livros, revistas, sites, etc.) seguindo as regras da ABNT para referências.

Exemplos:

ALDER, Celso. Urbanismo e participação. Barcelona: Maxx, 2008.

ARROYO, Marc.; FERRETTI, Claud. As relações sociais na escolar. In: FLORASCIN, Paulo. et al. Trabalho e formação: o caminho da vida. São Paulo: Campus, 2009.

BRANCA, Carlos Pena. A avaliação em políticas públicas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 108, v. 2, nov. 2012. Disponível em: < http://publicacoes.fcc.org.br/index.php >. Acesso em 11/11/2016.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm >. Acesso em 14/08/2016.

bottom of page